quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa

O que eu mais gosto do domingo de páscoa é ver a carinha da minha filha encontrando os ovos escondidos pela casa ... fazia isso com a Nathi (minha filhota mais velha) e hoje faço com a Laurinha ... me divirto !!!

E o domingo de páscoa não é diferente para aproveitar e fazer aquela mesa caprichada e receber os amigos e familiares para um almoço delicioso.

Esse ano minha cor será o azul ... me sinto atraída pela cor ... acho que estou precisando de tranquilidade .. rs*.



O vaso de vidro é da cor aqua e os galhos secos são encontrados em lojas de flores artificiais.









Esses ninhos foram feitos de videiras (também encontrados em lojas de flores artificiais),é só cortar as bolas ao meio.





Então, é só colocar amêndoas dentro dela



Taças vintage ... é o que está mais na moda e dá um charme à mesa ... eu usei da minha avó.





A toalha é muito simples, eu comprei um tecido baratinho na cor branca com detalhes floral e de borboletas azuis.



Usei uma taça de margarita que tenho em casa, coloquei palha (encontra em loja de artesanato e custa baratinho) e ovos tingidos.



São cestinhas pláticas (encontradas em casa de 1 Real), também com palhas e os ovinhos eu comprei numa loja de importados, mas pode ser substituído pelos ovinhos nacionais.



Para dar mais charme e entrar no clima do chocolate, usei balinhas coloridas do tipo "confete" ou "MMs"



No fundo uma cesta de ovo de papel machê (a receita desse ovo está no blog).



As peças brancas de porcelana também foram da minha avó



Aqui hortênsias brancas, como é difícil encontrá-las nessa época, elas podem ser substituídas por rosas brancas.


A Páscoa é um dia especial, comemoremos !!!
Que a paz esteja sempre com você e toda sua Família !!!!!

Beijos mil ....
Josie Rumualdo.







sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ovos de Papel Machê

Olá meninas,
Hoje darei a receitinha de como fazer os ovos de papel machê para enfeitar a mesa do Domingo de Páscoa.
É um pouquinho trabalhoso e melequento ... rsrs *** mas se eu consegui, vocês também conseguem !!!
Vamos lá ....



Fazer um pequeno buraco na casca do ovo para tirar a gema e clara


Com um palito de churrasco ou aqueles garfinhos do aparelho de fondue, ajude a retirar todo o conteúdo de dentro do ovo.


Lave delicadamente o ovo e deixe escorrer numa engenhoca de coador e tigela


Quando os ovos estiverem secos, faça uma mistura de cola branca com água, deixe-a aguada


Corte tiras de papel de seda de mais ou menos 2cm de largura


Se quiser, tinja a cola na cor dos papéis, o acabamento será melhor


Passe a cola cautelosamente na casca do ovo com um pincel pequeno
Aplique as camadas de papel, são usadas mais ou menos de 15 a 18 tiras


Deixe secar por várias horas



E por fim, utilize as gemas e claras fazendo uma deliciosa omelete !!!!


Beijos mil ...
Josie Rumualdo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

TPM - aliviando os sintomas com a alimentação


  
Alguns pesquisadores acreditam que os sintomas da TPM nada mais são que indicadores de um desequilíbrio orgânico. O corpo manda sinais de que faltam nutrientes. Através da alimentação, é possível fornecer esses nutrientes que estão faltando.

Tendo isso em vista a nutricionista Rita Lobos elaborou uma lista de itens que não podem faltar para combater os sintomas mais freqüentes que atormentam as mulheres, mês após mês. No final das contas, você irá descobrir que esta nutrição antiTPM ainda vai ajudar a manter seu peso sob controle, a melhorar o funcionamento intestinal, a pele, a concentração, o humor, a dormir melhor, a ter mais energia e, de quebra, prevenir uma série de doenças, inclusive o câncer.

Embora na nutrição a regularidade seja mais importante que a quantidade, Rita nos dá uma estimativa de quanto consumir para não ficarmos perdidas no dia-a-dia. Com esta lista, entenderemos a base nutricional e, assim, faremos as escolhas certas à mesa e nos livraremos da TPM !!!

O QUE NÃO PODE FALTAR
1. Água, muita água
A água é o meio que o organismo tem para funcionar e se livrar dos subprodutos tóxicos do metabolismo. Consumir bastante água hidrata o corpo por dentro e ajuda a combater a retenção de líquidos.
Principal fonte: água, não tem substitutos!

Também vale: água-de-coco, chás de frutas ou de ervas sem açúcar ou adoçante, água com gás, água aromatizada (com folhinhas de hortelã, gotinhas de limão ou laranja, essências).
Não vale: café, chás mate e preto, bebidas com açúcar ou adoçante, gelatina, sucos de frutas, leite.
Quanto consumir: Pense em uma média de 2 litros (ou 8 copos) ao longo do dia, aumentando as quantidades se você fuma, faz exercício, transpirou muito ou se vive sob ar condicionado.
Dica esperta: Não espere sentir sede. Beba ao longo do dia e não tudo de uma só vez.


2. Carboidratos complexos
O carboidrato complexo é o principal combustível do organismo. É ele que dá bom humor, saciedade, queima gordura e diminui a vontade de comer doces.
Principal fonte: alimentos fontes de amido, como arroz, batata, mandioca, mandioquinha, aveia, cereais matinais, pães, milho e macarrão.
Também vale: derivados (farinhas), farofa, barra de cereais, biscoitos integrais, trigo sarraceno.
Não vale: açúcar, doces, geléia, mel e frutas.
Quanto consumir: em todas as refeições. Considere aproximadamente 4 colheres (sopa) para almoço e jantar e 1-2 fatias de pão integral para o café da manhã. Pelo menos uma vez ao dia coma algum dos cereais na forma integral (pão integral, arroz integral ou macarrão integral).
Dica esperta: Se você costuma ganhar aqueles 2 quilinhos no final de semana ou tem muita vontade de doce no fim do dia, está faltando carboidrato. 



    3. Ômega 3
    Tipo de gordura presente nos peixes de água fria. É responsável por melhorar a pele e reduzir as espinhas. Protege contra inflamações, cólicas, inchaço e alterações de humor.
    Principal fonte: atum, salmão, sardinha, arenque, semente de linhaça.
    Também vale: atum e sardinha em lata, óleo de canola.
    Não vale: comer o peixe frito, frutos do mar.
    Quanto consumir: Peixes, no mínimo duas vezes semana. Diariamente, o óleo de canola para cozinhar, a linhaça (jogue no iogurte, na sopa, na salada...)
    Dica esperta: Para quem não suporta peixes é possível encontrar o óleo em cápsulas, com a indicação de um profissional.



    4. Cálcio
    Mineral que relaxa a musculatura e ajuda a evitar cólicas e insônia. Também fortalece os ossos e minimiza a retenção de líquido. O leite contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina, que dá a sensação de bem-estar.

     Principal fonte: leite e iogurte.
    Também vale: coalhada, queijos.
    Não vale: leite de soja.
    Quanto consumir: No mínimo duas vezes por dia.
    Dica esperta: Como esse mineral é melhor absorvido à noite, tome um leitinho antes de deitar. Se tiver muitos gases com o leite, prefira os iogurtes, a coalhada e o leite com baixo teor de lactose.




    5. Magnésio
    Mineral que atua em conjunto com o cálcio, ajudando a relaxar a musculatura e a diminuir o inchaço e a vontade de comer doce.
    Principal fonte: figo, aveia, beterraba, acelga, quiabo, alcachofra, abacate, banana, nozes e castanhas.

    Também vale: tofu, germe de trigo, caju, feijões, cereais integrais, chocolate amargo.
    Não vale: Se entupir de chocolate!
    Quanto consumir: Duas vezes por dia, no mínimo. Procure variar as frutas e os vegetais. Consumindo cereais integrais, dá para atingir fácil, fácil a quantidade de magnésio.
    Dica esperta: Grandes vontades de chocolate podem ser deficiência de magnésio!


    6. Nozes e castanhas
    Possuem gorduras poliinsaturadas que ajudam a combater o inchaço e a inflamação. Melhoram a pele e contêm antioxidantes.
    Principal fonte: castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoas. 

    Também vale: macadâmia, avelã, pistache.
    Não vale: amendoim. 
    Quanto consumir: Umas 5 unidades in natura ou misturadas com frutas secas, no iogurte, na salada, no arroz...
    Dica esperta: Guarde na geladeira. Não consuma se estiverem rançosas. 



    7. Vitaminas do complexo B
    Vitaminas essenciais para várias reações do organismo. Elas evitam a fadiga, a vontade de doces e as dores de cabeça. São mais utilizadas em processos de estresse e em quem usa anticoncepcionais.
     Principal fonte: cereais integrais e vegetais verde-escuros.
    Também vale: algas.
    Não vale: Vegetais muito cozidos, pois as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e se perdem na água do cozimento. 
    Quanto consumir: Duas vezes por dia.
    Dica esperta: Consuma os vegetais crus ou cozinhe no vapor. 


    8. Fibras
    Ajudam o intestino a funcionar bem, mantêm a imunidade, eliminam toxinas e diminuem o risco de câncer. Alimentam a flora intestinal boa. 
    Principal fonte: frutas, verduras, legumes. 
    Também vale: cereais integrais, algas, leguminosas (feijões, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha, vagem).
    Não vale: suplemento de fibras, barrinha de fibras. 
    Quanto consumir: Todas as refeições. No mínimo uma porção de salada e de vegetais cozidos no almoço e no jantar. Pelo menos 3 frutas ao dia e cereais integrais.
    Dica esperta: A fibra do alimento é melhor do que a fibra isolada. Portanto, fique longe dos suplementos de fibras.






    Espero que tenham gostado
    J


    Beijos mil ...

    Dra. Josie Rumualdo.

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